• 15_1

    LYC13.5 - Central de Gás para 3 Detectores

  • 16

    GS-133 - Detector de gases por cabo. 12 DC

Detecção (automática) de Gases

(automática)

A A48 está especializada na instalação de equipamento para deteção de Gases explosivos na indústria química, farmacêutica, na optimização da deteção de concentrações de monóxido de carbono (CO) em parques de estacionamento e ainda na instalação de sistema de deteção de gases explosivos em instalações de dimensões reduzidas.

Os Sistemas Automáticos de Deteção de Monóxido Carbono (CO) ou de Gás Combustivel são constituídos pelos seguintes elementos-base:

  • Unidade de Controlo e Sinalização (UCS): Recebe a informação proveniente dos detetores e supervisiona o estado dos mesmos. Trata a informação recebida e desencadeia as ações programadas. A Unidade de Controlo e Sinalização deve ser programada de modo a garantir a deteção de 50ppm, 100ppm e 200ppm de CO e desencadear ações que visem evitar que o teor de CO existente no ar não excede 50ppm em valores médios durante 8h, nem 200ppm em valores instantâneos.
  • Detetores: Transdutores que detetam as moléculas de monóxido de carbono e que produzem um sinal elétrico com uma magnitude proporcional à concentração do gás. Os detetores de monóxido de carbono podem ser do tipo eletroquímico ou semicondutor e devem ser instalados a 1,5m do pavimento e distribuídos uniformemente de modo a cobrir áreas inferiores a 400m2 por detetor.
  • Dispositivos de Comando: São responsáveis pelo comando da extração de ar, de forma a reduzir a concentração de monóxido de carbono no espaço em questão e pela atuação dos sinalizadores ótico-acústicos. Podem ser ou não incorporados na UCS.
  • Sinalizadores Ótico-Acústicos: Componentes não incorporados na UCS usados para transmitir um aviso de alarme correspondente à existência de concentrações de CO, no espaço a proteger, a partir de 200ppm. Estes equipamentos devem ser instalados junto às entradas do espaço a proteger, por cima das portas de acesso, e devem indicar a informação “Atmosfera Saturada – CO”.
  • Fonte de Alimentação de Energia: A alimentação do sistema é garantida por duas fontes de energia independentes: rede de energia elétrica normal e alimentação de socorro. Esta última deve consistir em fonte local de energia, capaz de garantir o funcionamento do sistema por um período não inferior a 60min em caso de falha de energia de rede.

Serviços Relacionados

Planeamento e Projectos
Assistência Técnica
Centros de Monitorização e Recepção de Alarmes